terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bula Patriarcal de nº 300 Traduzida


PATRIARCADO SÍRIO ORTODOXO DE ANTIOQUIA E DE TODO ORIENTE.
DAMASCO – SÍRIA.NÚMERO: 300/2009.
DATA: 24/05/2009.

BULA PATRIARCAL
EM NOME DO DEUS ETERNO E ONIPOTENTE.
IGNÁTIUS Iº IWASS. PATRIARCA DE ANTIOQUIA, TODO ORIENTE E SUPREMO DA IGREJA SÍRIAN ORTODOXA.
Enviamos aos nossos amados e estimados filhos espirituais, clero e demais membros da nossa Igreja (Missionária) Sírian Ortodoxa no Brasil, a nossa Benção Apostólica, munida de preces, pela paz e bem estar de todos. Que a Providência Divina vos proteja, pela Santa Intercessão da Nossa Senhora Virgem Maria, São Pedro o líder dos Apóstolos, com os demais Santos e Mártires. Amém.
Com imensa alegria recebemos nos dias 15 e 16 de maio do ano de 2009, na nossa Sede Apostólica e Patriarcal. No Mosteiro do Afrém Sírio, em Maarat Saydanaia, uma delegação da nossa Igreja Missionária no Brasil, formada por 18 pessoas entre religiosos e leigos, liderada pelas Eminências: Dom Leolino Gomes Neto e Dom José Faustino Filho, acompanhada pelo nosso Delegado Patriarcal da Igreja no Brasil, o Mons. Antônio Nakkoud, e o nosso Legado Apostólico para a nossa Igreja Missionária no Brasil.
Neste encontro tratamos a expansão da Igreja Missionária no Brasil, desde o ano de sua função em 1983 até o presente momento, seu zelo pelas tradições de nossa Igreja Sírian Ortodoxa, sua Fidelidade Canônica à nossa Cátedra Petrina e seu amor à nossa língua oficial da Igreja o Aramaico.
E Declaramos pela nossa autoridade Apostólica, na qualidade de Patriarca de Antioquia, todo o Oriente, Supremo Chefe da Igreja Sírian Ortodoxa e Pai de todos os Siríacos Ortodoxos no mundo, a legitimidade da nossa Igreja Missionária no Brasil, aprovamos sua caminhada de fé, e nomeamos os nossos Bispos Dom Leolino Gomes Neto e Dom José Faustino Filho para Pastorear, e administrar a nossa Igreja Missionária Sírian Ortodoxa no Brasil, com o apoio e ajuda do nosso Legado Apostólico o Mons. Antônio Nakkoud.
Todos devem estar ligados com obediência total a mim, Mar Ignátius Zakka Iº Iwass, o atual Patriarca da Sede Antioquina e com meus sucessores, nos assuntos que dizem respeito aos assuntos espirituais, Eclesiásticos e administrativos da nossa Igreja Missionária no Brasil.
Que Deus vos ajudem a cumprirem seus deveres, de zelarem pelas nossas tradições e de respeitarem a nossa hierarquia, nossas leis e nossa organização. Vos recomendamos ainda que sejam unidos para a Glória de Deus, e para o bem estar da nossa Igreja Missionária no Brasil. Ao finalizar, oremos para que Deus conceda ao Brasil a paz e a prosperidade.
Nada mais a tratar. Que a graça de Deus esteja convosco. Pai Nosso...

Emitida na nossa Sede Patriarcal.
24 de maio de 2009, Damasco-Síria.
São 29 anos da nossa posse Apostólica.